Só em Cena

A “Só em Cena – Mostra de Solos e Monólogos” é uma iniciativa da 2 Coelhos Comunicação e Cultura, patrocinada pela Viapar, Raudi, Dona Bica e Tio Bonato e FA Colchões. A mostra acontece em Maringá, distrito de Iguatemi e Sarandi, entre os dias 16 e 26 de novembro de 2017.

Todas as atividades são gratuitas.

CARTAZ A2 - OFICIAL-01

Este projeto pretende:

– Ampliar a oferta de opções culturais das cidades escolhidas;
– Contribuir para melhorar a cena cultural de Maringá e região, na medida em que o projeto possibilitará aos artistas locais o contato com diferentes processos de pesquisa e a chance de buscarem informações e diálogo com os artistas convidados;
– Contribuir para a democratização do acesso à cultura e para o processo de formação de plateia;
– Romper preconceitos que possam existir em relação ao gênero de monólogos/solos;
– Estimular a criação de novas montagens em nossa região.

Em relação aos conceitos:

O SOLO é uma forma cênica representada por um único artista no palco no percurso de todo o espetáculo. Em certas ocasiões, o ator pode assumir também os papéis de dramaturgo e diretor. O fato de ser interpretado por um único artista não significa, necessariamente, que se trate de um monólogo. Embora sejam termos comumente usados como sinônimos, possuem características singulares, tendo em comum o fato de serem interpretados por um só artista.

Os MONÓLOGOS são caracterizados como uma estrutura linguística complexa realizada por uma só voz, de uma personagem que não está em companhia de ninguém e elabora um discurso para si mesma, em dirigi-los a um interlocutor específico. No entendimento de Patrice Pavis, o contexto do monólogo permanece o mesmo do início ao fim e as mudanças de direção semântica (próprias do diálogo) são limitadas a um mínimo, ou seja, são textos que a personagem fala para si mesma.

Em ambos os formatos, entretanto, a encenação tem o ator como eixo central de sua criação, sem abrir mão de outros artifícios (cenografia, iluminação, trilha sonora). Nerina Raquel Dip defende em sua dissertação de mestrado apresentada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) que o espetáculo solo pode empregar o monólogo como estratégia discursiva, mas o diálogo não está excluído, pois podem aparecer vários personagens representados por um único ator. Entendemos também que os solos não englobam apenas teatro, mas também dança e até mesmo música.

Este projeto conta com o patrocínio da Viapar e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura do Município de Maringá; Diretoria de Cultura da UEM; Hotel Astória; Boteco do Neco e fomento à cultura do Instituto Cultural Ingá.

Endereços

Teatro Barracão
Praça Profª Nadir Aparecida Cansian | Zona 7
Maringá-PR

Teatro Reviver
Avenida Juscelino Kubitschek, s/n, Praça Todos os Santos
Maringá – PR

Casa de Cultura Alcídio Regini
Av. Sophia Rasgulaeff, 693, Jd Alvorada
Maringá – PR

Praça Luiz Moreira de Carvalho (praça da igreja)
Jardim Ouro Cola
Iguatemi (distrito de Maringá/PR)