Cachorro enterrado vivo

Leonardo Fernandes (Belo Horizonte / MG)

Qual a diferença entre instinto e razão? A subjetividade não é uma especificidade dos homens – há crueldade e delicadeza em várias espécies. A memória não é uma especificidade humana – a noção de perda existe em várias espécies. Um cão e um homem que dividem uma vida dividem a mesma dor. Essas são as provocações que trouxeram à tona o texto inédito Cachorro Enterrado Vivo, concebido para ser o primeiro trabalho solo do ator Leonardo Fernandes. A estrutura do texto propõe a sobreposição e o embate entre três diferentes posicionamentos éticos diante de um evento cotidiano, penteando a contrapelo as convenções sociais. O que é animalesco? O que é humano?

cachorro.jpg

O texto de Daniela Pereira de Carvalho apresenta três monólogos subsequentes em que personagens distintos encontram-se envolvidos em uma mesma situação: na tarde de uma quinta-feira qualquer, o vigia de um terreno recebe de um passante a proposta para cavar uma cova e enterrar seu cachorro. Preço negociado, o homem sai para buscar o animal e volta trazendo a seu lado um cão vivo.

Encenar este texto fez com que o trabalho fosse de total imersão na valorização da “palavra corporal” e do “verbo”. O processo foi vinculado a todo momento a estes estímulos, construindo cenas a partir de improvisos e pesquisas feitas pelo ator Leonardo Fernandes. No intuito de potencializar essa pesquisa entre a palavra e a ação, foi realizado um trabalho de preparação corporal voltado para a composição e a ação física.

Prêmio APCA de Melhor Ator – 2016

Ficha técnica:
Texto – Daniela Pereira de Carvalho
Direção – Marcelo Fonseca do Vale
Atuação – Leonardo Fernandes
Preparação Corporal – Eliatrice Gischewski
Cenário e figurino – Cícero Miranda
Cenotécnico – Ronaldo de Deus
Trilha sonora original – Márcio Monteiro
Criação de luz – Wladimir Medeiros
Voz off – Bruna Chiaradia
Assessoria de imprensa – Lenora Rolhfs
Projeto gráfico – Lampejo
Produção executiva – Eliatrice Gischewski
Produção – Leonardo Fernandes

Serviço:
“Cachorro enterrado vivo”
Leonardo Fernandes (Belo Horizonte/MG)
Dia 22 de novembro
Local: Teatro Barracão
Horário: 20h30
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos

A entrada é gratuita.
Os ingressos serão distribuídos meia hora antes (somente um por pessoa).
ATENÇÃO: Não será permitida a entrada após o início dos espetáculos.
Programe-se!

Comentários: